Rotary Club do Distrito 4420 recebe 1.600 testes no Projeto Hepatite Zero
De 670 mil casos registados, 78,8 mil pessoas morreram no Brasil segundo Ministério da Saúde.
A hepatite é uma infecção viral que atinge o fígado podendo causar inflamação com alterações leves, moderadas e graves. Existem diversos tipos da doença, as mais comuns no Brasil são hepatites A, B e C. Na maioria dos casos, as hepatites virais são silenciosas e não apresentam sintomas, quando estes aparecem a doença já está em estado mais avançado, por isso é importante a realização do teste para se ter um tratamento adequado e eficaz.
Entre os anos de 2000 e 2018, mais de 670 mil casos de hepatites foram notificados no Brasil. Nesse período, 78,8 mil pessoas morreram. Dessas mortes confirmadas, 76% correspondem somente a Hepatite C, de acordo com dados divulgados pelo Ministério da Saúde.
Entendendo os números preocupantes dessa doença silenciosa, o Rotary International firmou uma parceria com a Associação Brasileira dos Portadores de Hepatite (ABPH) para que os clubes de Rotary ajudassem no Projeto Hepatite Zero. Essa parceria foi firmada oficialmente em junho de 2015 na Convenção Internacional do Rotary em São Paulo.
Esse ano de 2020, o Rotary Club Santos Gonzaga foi o clube participante dessa campanha no distrito 4420 e recebeu 1.600 testes do Ministério da Saúde. Os testes recebidos foram usados em casas de repouso para idosos e em outras instituições de relevância para a comunidade como a APAE de Santos e o Lar Espírita Mensageiros da Luz, que cuida de pessoas com paralisia cerebral. Pelo menos 1/3 dos associados colaboraram com a ação.
Além desses locais, as cidades de São Vicente e Guarujá também receberam os testes para a hepatite e a testagem foi realizada pelo RCS Gonzaga. Segundo o Presidente do Rotary Club Santos Gonzaga, Cleber Léo Bortolamsi, dos testes realizados, dois casos foram detectados e os pacientes foram encaminhados para uma entidade que estava orientada a tratá-los.
O Presidente ressalta a importância do projeto e destaca o quão gratificante é poder participar e ajudar a comunidade. “Não medimos esforços para que a ação chegasse em Santos através do Rotary Club de Santos Gonzaga. Após pegar os testes em São Paulo, listamos as entidades e fomos montando as equipes de voluntários, sempre com profissionais de enfermagem. Mais uma ação humanitária que fez correr lágrimas e que encheu de sentimentos os corações de todos envolvidos”, finaliza Cléber Léo Bortolamasi - presidente motivador do RCS Gonzaga.
No mês de julho deste ano, o Rotary Club Internacional iniciou mundialmente a contagem regressiva para a erradicação da hepatite zero até 2030. Através do Projeto Hepatite Zero, espera-se que pelos próximos 10 anos erradiquemos essa doença que afeta milhões de pessoas. O Dia Mundial de Combate à Hepatite é visto anualmente em 28 de julho com o intuito de informar, sensibilizar e prevenir a comunidade sobre a hepatite B e C com os devidos cuidados para o diagnóstico e tratamento.
O Projeto Hepatite Zero é idealizado por Umberto Silva, que tem como intuito mobilizar mais de 200 países no mundo para a detecção, tratamento, vacinação e prevenção das Hepatites. Umberto é Presidente mundial do R.A.G (Rotarian Action Group) do Rotary para a luta contra as Hepatites Virais.






